Agregados Graudos - Brita

Brita é a pedra quebrada mecanicamente em fragmentos de diversos diâmetros. É muito utilizada na fabricação de concretos, no lastro de rodovias e outras obras da construção civil.
É classificada de 0 (zero) a 4, em ordem crescente.
A brita é classificada em britas 0, 1, 2 e 4.
A brita 4 é utilizada como lastro ferroviário; a brita 2 como agregado em grandes volumes de concreto e como brita classificada na formação de base e sub-base de pavimentos. A brita 1 constitui-se no produto mais nobre e é aplicada, essencialmente, em concretos esbeltos e bombeados. A brita 0 é aplicado, basicamente, como matéria-prima de massas asfálticas.


2_-_Brita_1.jpg

PEDRISCO OU BRITA Nº 0
Produto de dimensões reduzidas, em relação a brita-1, é muito requisitado na fabricação de vigas e vigotas, lajes pré-molduradas, intertravados, tubos, blocos, bloquetes, paralelepípedos de concretos, chapiscos e acabamentos em geral.

BICA CORRIDA 
Uma mistura de pó com brita nº 0 (pedrisco), brita nº 1 e com brita nº 2. Excelente para base asfáltica (para trânsito pesado.)

BRITA 1 
É o produto mais utilizado pela construção civil, muito apropriado para fabricação de concreto para qualquer tipo de edificação de colunas, vigas e lajes assim como em diversas aplicações na construção de edificações de grande porte.

BRITA 2 
É voltado para fabricação de concreto, que exijam mais resistência, principalmente em formas pesadas. Usada para fabricação de concreto bruto, para maior resistência na construção de fundações e pisos de maior espessura.

BRITA 4 
Muito conhecida como pedra de lastro pois é constantemente utilizada em aterramentos e nivelamentos de áreas ferroviárias e drenos.

PEDRA MARROADA  
Conhecida também como RACHÃO, PEDRA PULMÃO ou PEDRA DE MÃO, é mais empregada para fabricação de muros de contenção, barreiras e bases, fundações em geral, aterramento de áreas pantanosas e é também utilizada em drenagens. É uma pedra bruta, de maior dimensão, obtida na primeira britagem, formadora do depósito pulmão da pedreira.

AREIA DE BRITA 
Melhor acabamento para concreto pois possui material mais fino.